PERFORMANCE PODER X
![]() |
Fotografia Hélia Scheppa |
Desde a estreia com metas e agenda construída com a leitura dos agentes,
distribuímos os compromissos coletivamente, largada das atividades iniciou em
dois mil e vinte três; Primeira aparição após dois anos de planejamentos e
pesquisa, no palco do teatro Luiz Mendonça dia 12 de Agosto de 2023, nesse
período os ensaios aconteciam no Centro Cultural Iburoteca (Ur-3,Ibura) outro
formato experimental agregando no branding da marca, preparamos cartazes na Sede
Operacional localizada na Rua Soldado Virgílio Lúcio n. 107 a primeira
intervenção artística aconteceu na rotatória, próximo à Praça da Vitória
(Ur-1,Ibura) enquanto o Compaz do Ibura estava sendo construído, segunda
intervenção foi na área externa do parque Dona Lindu dia 15 de Setembro de 2024
na 22º Parada da Diversidade do Recife, este ano o tema escolhido foi “Vidas
LGBT+ importam! Fundamentalismo, machismo e racismo: doi, machuca e mata”.
Contratação de 7 minutos no Festival Tramas Negras no Compaz Paulo Freire, 21 de
Julho de 2024.
A performance artística brasileira tem evoluído ao longo dos anos, desafiando convenções sociais e promovendo mudanças na sociedade, com referências do movimento Pop Art performando a si usando figurinos customizados, elementos com materiais reutilizados para retratar as violências, os problemas sociais enfrentados pela população, resistência a condição de ocultados. Aparição itinerante como parte das metas do grupo e promoção de música autoral na praça central de Boa Viagem, voluntariado através do projeto (Solciedade). Já no evento da Comunidade da Linha o show foi por luta popular pelo direito à moradia e justiça social, arraiá realizado no dia 28 de Junho de 2024.
Outra participação com o mesmo senso de organização comunitária, ocupar programação no fortalecimento do Coletivo Arte Mania enquanto agentes de transformação, voluntários da RPA-6 Região Político Administrativa na 2º Feira Cultural em praça pública, Ur 11/Ibura, realizado dia 20 de Novembro de 2024.
Dentre as atividades que identificamos importantes para inserção do compromisso na agenda, radicalmente acessíveis e adaptação do repertório para cada circuito; Podemos destacar a 6º edição do Festival das Juventudes durante a gestão do secretário Marcone Ribeiro. Um evento já consolidado, já alcançou mais de 40 mil pessoas, segue dando visibilidade às potencialidades dos jovens recifenses. Além da feira de empreendedorismo, os talentos foram mostrados em cima do palco graças a parcerias entre a Sejuv e Unicef, Sesc Pernambuco, Coquetel Molotov. Por meio de edital, fomos selecionados na categoria (Jovens Revelação) inseridos na programação oficial entre as quatro vagas destinadas ao polo do Ibura. (10 até o dia 19 de Novembro, 2023)
Outro marco não menos importante durante os dois anos mencionados; A ONG Etapas e a Cia Extremo trabalharam em conjunto no projeto “Ibura Pelo Meio Ambiente, Cultura e Lazer” reunindo cerca de 120 pessoas num sábado de muito aprendizado, incidência política, dança e lazer na comunidade. O projeto chega para contribuir com o grito da comunidade por justiça climática e acesso à cultura e lazer no Ibura. Aconteceu no dia 29 de Junho de 2024 a organização contratou 20 minutos de performance incluindo oficina de ritmos. Usamos a música autoral (Batida de Diego Matarazzo) Brega-Funk retrata a batida policial violenta nas periferias, manifestação popular, não binariedade e a marginalização, criminalização de gênero e a dura realidade nas comunidades, a capacidade de transmutar violência, arma e crime em esperança dançante.
A grade da programação com duração de 3 anos, estão previstas atividades incluindo um curso de formação em prevenção de desastres nas periferias, intercâmbio de experiências com organizações e coletivos ativistas pelo meio ambiente, campanhas de mobilização, incidência política para implementação de programas na RPA-6 Ibura. Encerrando a jornada de experiências, trocas e reconhecimento transversalmente a altura desse tempo. Adolescentes, Jovens e Adultos participaram do Festival Ibura de Oportunidades no Compaz Paulo Freire, 27 de Setembro de 2024, a solicitação direta partiu da representante Marcia Brito (UNICEF) Agência das Organizações das Nações Unidas, realização em parceria com Prefeitura do Recife, ONG Etapas, 1MiO e Cia Extremo.
![]() |
Fotografia Jéssica Lopes |
Comentários
Postar um comentário